Coordenador : Flávio Barbosa Luz
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 396242.2206.161826.22062023
Departamento/Setor: MMC
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Pacientes do Módulo do Programa Médico de Família (PMF) e dos ambulatórios do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), população em geral nos locais públicos de atuação da liga, profissionais dos Serviços de Saúde e alunos da faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense. Não é possível determinar com exatidão a população atingida nos eventos públicos.
Local de atuação: Hospital Universitário Antônio Pedro e locais públicos em que haja grande concentração de pessoas, por exemplo, comunidades, praia e escolas, bem como a rede pública e particular de ensino e saúde (Fundação Municipal de Saúde de Niterói)
Objetivo
Objetivo Geral: A Liga Acadêmica de Dermatologia tem por objetivo difundir e aperfeiçoar o aprendizado nesta área por meio da abordagem multidisciplinar do paciente, da promoção de saúde através da capacitação teórica e prática dos acadêmicos de medicina; da atuação integrada e comprometida com a comunidade e do fomento da produção científica. Objetivos Específicos: A Liga Acadêmica de Dermatologia da UFF visa proporcionar o enriquecimento da formação acadêmica, difundir a educação continuada em Dermatologia e promover eventos – como aulas, estudos dirigidos, discussões de casos clínicos, leituras críticas de artigos científicos, palestras, cursos de férias, simpósios, treinamentos, seminários, simulados – oferecidos aos discentes da faculdade de medicina da UFF e/ou à comunidade. Salienta-se o caráter eminentemente educador e extensionista da liga, artifício para processo de ensino-aprendizagem tanto para os discentes e membros, quanto para a comunidade. OBJETIVO (INTRA-HOSPITALAR): Capacitar os alunos dos cursos de graduação de Medicina para uma abordagem adequada das doenças dermatológicas nos diferentes níveis de atenção à saúde.
Resumo
A Dermatologia é uma especialidade com diversos campos de atuação, extremamente amplos e por vezes complexos, englobando desde a medicina estética à curativa, o que faz necessário um complemento dos conhecimentos da área àqueles fornecidos pela faculdade, que devem ser ampliados e postos em prática pelos alunos com maior interesse nesse ramo médico. Um maior contato e capacitação dos alunos com essa crescente especialidade se encaixa nos pilares de ensino, pesquisa e extensão propostos pela UFF, tendo em vista que a Liga de Dermatologia visa a inserção dos alunos na prática preventiva, com ações na comunidade, e na atuação do dermatologista, reconhecendo sua importância na sociedade e aprofundando seus estudos nos temas referentes à prática cotidiana desse profissional